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Prática como Componente Curricular

 

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º Esta regulamentação tem como objetivo definir as diretrizes para a Prática como Componente Curricular do curso de Licenciatura Plena em Física da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Cuiabá, adequando-se ao conjunto de disposições legais que regulamentam a formação de professores da Educação Básica.

 

DA CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Art. 2º: A Prática como Componente Curricular (PCCC) é um componente obrigatório na integralização das atividades acadêmicas próprias da formação docente, e consiste no conjunto de atividades que interrelacionam o conteúdo próprio das disciplinas de Física com práticas planejadas e executadas pelo licenciando, sob a orientação do docente responsável pela disciplina com a principal finalidade de introduzir práticas docentes na formação do licenciado desde os primeiros semestres de curso.

 

DOS OBJETIVOS 

Art. 3º:  A Prática como Componente Curricular tem como objetivos propiciar ao acadêmico:

  • A vivência de situações concretas de trabalho que lhe possibilitem a integração dos conhecimentos teóricos e práticos, com os conhecimentos próprios da formação do profissional enquanto um professor/educador.
  • A auto-reflexão sobre a construção dos conceitos próprios das disciplinas no processo de explicitação de sua aprendizagem em público.

 

DAS DISCIPLINAS QUE COMPÕEM A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Art. 4º: A prática como componente curricular será configurada, no interior de disciplinas da grade curricular obrigatória do curso.

Parágrafo Único: As disciplinas que serão utilizadas para prática como componente curricular e suas respectivas cargas horárias são:

PERÍODO

DISCIPLINA

PCCC

TOTAL

1º SEMESTRE

Física I

10

80

Laboratório de Física I

10

Introdução a Filosofia

60

2º SEMESTRE

Física II

10

80

Laboratório de Física II

10

Psicologia Geral

60

3º SEMESTRE

Física III

10

80

Laboratório De Física III

10

Didática Geral

60

4º SEMESTRE

Física IV

10

80

Laboratório de Física IV

10

Organização e Funcionamento da Educação Básica

60

5º SEMESTRE

Introdução a Teoria Quântica

10

70

Instrum. para o Ens. de Física

60

6º SEMESTRE

Estrutura da Matéria

20

40

Laboratório de Física Moderna

20

TOTAL

430

 

DA OPERACIONALIZAÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Art. 5º: A prática de ensino desenvolvida no curso de Licenciatura em Física terá a carga horária total de 430 (quatrocentos e trinta) horas distribuídas ao longo dos 06 (seis) primeiros semestres de duração do curso, desde o primeiro semestre. 

Parágrafo Único: São consideradas atividades de prática como componente curricular: participação de seminários nas disciplinas; pesquisa e análise de material didático em livros, meios de divulgação, impressos e eletrônicos, e na internet; preparação de roteiros, aulas e planos de ensino, preparação de material didático com ênfase no ensino de nível médio, tais como montagem de experimentos, concretos e virtuais, apresentações, “banners”, “applets” e simulações.