FRANKENSTEIN: LEITURAS DE FICÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS DE BIOLOGIA

Frankenstein: science fiction reading in Biology classes

  • Raquel Mayne Rodrigues Universidade de São Paulo (USP)
  • Vânia Galindo Massabni Universidade de São Paulo (USP)

Resumen

Neste estudo, escolheu-se uma obra clássica e pioneira da ficção científica, Frankenstein, de Mary Shelley, para investigar os desafios para a articulação da ficção científica com conteúdos curriculares de Biologia, com valorização do ato de ler, em uma turma de Ensino Médio. Trata-se de pesquisa qualitativa, em que sete aulas foram planejadas em uma sequência didática (SD), as quais envolveram a leitura de Frankenstein em aula, debate, análise de reportagem (revista FAPESP), reescrita, entre outras atividades, registradas em diário de aula. Os estudantes responderam a dois questionários, no início e ao final da SD. Os temas manipulação genética, métodos e limites éticos da Ciência foram tratados na ficção e pesquisas atuais. A sequência didática foi bem recebida pelos alunos e a articulação entre a Ciência “real” e a imaginação pela ficção proporcionou reflexões sobre fronteiras e possibilidades de pensar o impacto da ciência na vida, as quais foram novas e, portanto, relevantes para eles. 

Biografía del autor/a

Raquel Mayne Rodrigues, Universidade de São Paulo (USP)

Mestranda no Programa Interunidades em Ecologia Aplicada (PPGI-EA) pela Universidade de São Paulo (USP), Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) e Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas (2019) pela Universidade de São Paulo (USP) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ). Foi aluna de Iniciação Científica no Laboratório de Radiobiologia e Ambiente do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP), trabalhando com criação e radiação (Técnica do Inseto Estéril) de mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus, de 2016 a 2019. Integrante do Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa (GEDePE) - Universidade de São Paulo (USP) - ESALQ.

Vânia Galindo Massabni, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), mestrado em Educação Para a Ciência (2000), doutorado em Educação Escolar (2005), pela UNESP e pós-doutorado em Currículo pela Universidade do Minho (Portugal/2017). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo (ESALQ), onde coordena o grupo de pesquisa e extensão GEDePE (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa). Investiga a formação docente na Licenciatura e pós graduação (Programa PAE) e orienta no Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA), na linha Educação, e no ProfCiamb/USP. Membro da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT). Tem experiência na área de Educação e Ensino de Biologia, com ênfase na linha Ensino-Aprendizagem, desenvolvendo pesquisas relacionadas às contribuições piagetianas para compreensão do trabalho educativo e do pensamento e ação docente, em especial seu desenvolvimento profissional. Aborda principalmente os seguintes temas:prática pedagógica, ensino e aprendizagem, contextos e desenvolvimento profissional, formação de professores (Licenciatura/estágios), resolução de problemas, meio ambiente e sustentabilidade na prática docente, ensino de Biologia, atividades práticas e materiais didáticos no ensino de Ciências, trabalho docente, construtivismo, política educacional, metodologia de ensino.

Publicado
2022-12-26